Automação Residencial: Principais Perguntas e Resposta sobre todos os Benefícios.

Tudo Sobre Automação Residencial

Automação Residencial: Principais Perguntas e Resposta sobre todos os Benefícios.

Quando falamos em Automação Residencial, um dos elementos que surge em nossa mente sempre é tecnologia e investimentos para um ambiente de maior conforto. Contudo, algumas questões irão ultrapassar essas duas virtudes iniciais e, neste sentido, é o que queremos propor neste post: algumas das principais perguntas e respostas que você deve analisar e, com elas, irá descobrir um universo de vantagens muito mais amplo sobre a automação residencial e, em muitos, aplicados também a comercial ou empresarial.

Como apoio as informações, também nos baseamos em algumas dicas e informações presentes na revista Áudio & Vídeo. Vamos lá?

Como devo analisar a automação residencial em relação as pessoas que moram em uma mesma casa?

Um dos pontos fundamentais para analisar quando se opta para a automação residencial, são as pessoas que irão interagir com esse cenário. Há idosos e crianças em sua casa? Para todos os níveis de usuário, a automação disponibiliza um alto conforto e facilita e muito a vida das pessoas. Para idosos, por exemplo, um único ambiente, com total usabilidade, em um tablet por exemplo, com uma tela muito maior do que controle remotos tradicionais, ele pode obter total controle dos dispositivos e equipamentos necessários de forma totalmente intuitiva. Além disso, a segurança no uso e as peculiaridades de interação totalmente intuitivas, serão o cenário ideal para as pessoas de idade mais avançada. Para os mais jovens, que já nasceram em um ambiente 100% tecnológico, não vai existir nenhum segredo na interação com os recursos disponibilizados.

Neste sentido, a automação residencial oferece uma solução para total conforto de todos os habitantes da residência, apartamento ou condomínio. Os recursos nas aplicações, dispositivos e todo o sistema de uma forma geral, oferecem tranquilidade e usabilidade para todas as pessoas.

 

Além do uso interno da automação residencial e todo o conforto, como ela atua no meu cotidiano?

A automação residencial é um apoio não só focado no aumento do conforto, mas para todas as necessidades, segurança e ações do dia-a-dia. Um exemplo prático e bem simples é: será que apaguei as luzes ao sair de casa? Meu vizinho me ligou avisando que escutou algo no meu quintal, será que precisarei retornar para a casa chegar o ambiente ou posso acompanhar em tempo real todo o ambiente para analisar todo o perímetro monitorado? Está muito quente e poderei ligar o ar-condicionado com antecedência para um clima mais agradável antes de chegar em casa, pois vou ao supermercado após o trabalho rapidamente?

Neste cenário, a automação não se isola apenas ao acesso interno de sua residência. A cada momento ela traz diversos recursos que andam todos os dias perto de você, em seu smartphone, com acesso quando necessário.

Faça um teste: desenvolva uma lista de recursos que você gostaria de ter automatizado em sua casa. Você vai se surpreender quantos recursos disponíveis, até mesmo que você considerava impossível, estão à sua disposição.

 

Tudo isso me trará um maior consumo de energia e custos extras com recursos que irão contra meus conceitos socioambientais?

Na realidade, esse é um mito muito questionado no universo da automação residencial ou de outros ambientes. O intuito, até mesmo no processo de automação, é oferecer os melhores resultados no consumo consciente de energia e de tecnologias que cada vez mais pensam em um ambiente ecologicamente correto.

Neste sentido, o uso de um sistema de automação não somente trará todo conforto, mas também um uso ainda mais consciente de todos os recursos energéticos, assim como maior economia, pois todos os recursos são planejados para obter o melhor dos equipamentos e instalações confiáveis.

 

De um modo geral, o que pode ser automatizado?

Dentro do processo de automação residencial, praticamente você pode automatizar os seguintes itens:

  • Áudio e Vídeo (Receiver, Processador de Áudio, Blu-ray, DVD, CD player, TV’s, Projetores, Telas Elétricas, Sistemas de Som Ambiente, entre outros)
  • Cortinas e Venezianas Elétricas
  • Iluminação
  • Climatização e Aquecimento de Piso
  • Segurança (Sistema de Segurança e Monitoramento)
  • Motores e Bombas (como Portões de Garagem e Piscinas)
  • Medição de Consumo (Energia, Água e Gás)
  • Gerenciamento de Fluídos
  • Entre outros…

 

Quem pode me ajudar no desenvolvimento do projeto?

Em contato com seu arquiteto ou engenheiro, ele pode apresentar algumas informações de como proceder com um projeto de reforma ou dentro do universo de sua construção. Um profissional será necessário, no caso, para o planejamento e projeto específico de automação, com o conhecimento necessário da tecnologia utilizada e todos os passos para a construção do sistema e integrações necessária.

Nós da Automatizzare possuímos mais de 8 anos de experiência na área de automação, contando com as maiores e melhores marcas e players mundiais para os mais diversos projetos, colocando nossos profissionais à disposição para dúvidas e necessidades.

Que tal um contato personalizado, sem compromisso, para analisar todas as possibilidades e tirar suas dúvidas de como automatizar sua casa trazendo maior conforto e tornar seu sonho uma realidade?

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *