Automação como recurso de apoio e otimização para o cotidiano

Automação como recurso de apoio e otimização para o cotidiano

Os sistemas de automação têm chegado às residências do Brasil, levando o sonho de casa do futuro ao cotidiano das pessoas, e toda facilidade e conforto da tecnologia para os usuário. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a automação não é algo somente para vaidade. Ela tem uma importante função de aumentar a produtividade, economizar gastos e transformar a acessibilidade e usabilidade em uma constante.

Com um sistema de gerenciamento agregado, você consegue fazer com que a bomba da piscina funcione todos os dias ao mesmo horário, para que a mesma esteja sempre filtrada. Assim como programar para que o seu jardim se ilumine no final da tarde e se apague a meia noite. As empresas já optam por um sistema de autogerenciamento para a iluminação, que com o seu grande uso, acaba por gerar economia.

O pensamento de que um simples sistema de luzes pode afetar a produtividade ou melhorar a experiência de determinadas atividades parece estranho em um primeiro momento. Contudo, mesmo em ambientes menores hoje em dia, você tem uma quantidade enorme de iluminação espalhada pelo local, todas para tornar o ambiente adequado para cada atividade que ali será realizada. A sala de jantar em em cômodos como kitchenettes  no qual o espaço serve para jantar, receber visitas, ver televisão, trabalhar. Tudo de forma automatizada e com um gerenciamento eficiente.

A ideia de automação fica ainda melhor quando você coloca sua imaginação para funcionar. Pense o seguinte cenário: chegar cansado em casa de um dia louco de trabalho, reclina em sua poltrona, pega o seu celular ou tablet, e a partir dele define uma boa iluminação para a série da Netflix que está rodando em sua TV, focando em uma boa maratona, altera o clima da sala, pois o calor do lado de fora está de matar ou ligar o aquecedor de paredes pois está no inverno e pode controlar a abertura e fechamento da cortina, assim como todo sistema de som, tudo na palma da mão.

Todas essas configurações podem ser programadas em cenas, possibilitando assim que mude uma grande margem delas a partir de um toque. Além de conforto, conforme falamos, a produtividade é ponto importante dentro de um ambiente confortável e com total possibilidade de acesso em um dispositivo móvel. Uma excelente opção para o ambiente home office.

A automação também pode incluir a dinâmica de um sistema eficiente de segurança e monitoramento em sua casa ou ambiente de trabalho. Esta nova vertente vem crescendo muito no mercado com várias possibilidades de monitoração. O sistema pode ser programado para avisar desde um vazamento de água, a presença de fumaça ou até mesmo para indicar uma invasão através das câmeras.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *